Ruben Sança falou hoje à RCV sobre a Fundação que acaba de criar para ajudar jovens atletas cabo-verdianos.
O Atleta fundista, já com muitos anos de experiência, quer usar o seu nome nos Estados Unidos, onde vive, para ajudar jovens atletas em Cabo Verde, a começar pela ilha de onde é natural.
A Sança Fundation, ou Fundação Sança, nasce com o objectivo de fomentar o desenvolvimento de uma mentalidade voltada para o estudante-atleta. Ruben Sança diz que este é um conceito muito desenvolvido nos Estados Unidos, mas que aqui no país ainda precisa crescer.
“Há muitos recursos aos quais nós podemos recorrer para ajudar a criar a mentalidade de estudante-atleta, que em Cabo Verde ainda não está muito desenvolvido. Por exemplo, aqui nos Estados Unidos colocam muito o foco na criação do estudante-atleta, e isso começa logo na escola primária. Quero levar essa cultura, essa mentalidade para Cabo Verde. Podemos ter no nosso país grandes estudantes que ao mesmo tempo são atletas. É essa a minha ideia”
A Fundação Sança já encetou muitos contactos de forma a angariar parcerias. Já há muita gente disponível para fornecer materiais desportivos, garante Ruben Sança.
Os treinadores de atletismo são parceiros estratégicos para a Fundação. Vão funcionar como ponte para a entrega dos materiais, mas também para angariar talentos, explicou o mentor da Sança Foundation.
Por ultimo, Ruben Sança esclarece: a fundação que acaba de criar tem base na ilha do Sal, mas vai ser de âmbito nacional.
A “Sança Foundation” já tem o seu portal na internet, e pode ser acessado aqui www.sancafoundation.com.
Fonte: RTC
Reportagem RCV
2,771 thoughts on “ATLETISMO: “Quero ajudar Cabo Verde a desenvolver a mentalidade de estudante-atleta” – Ruben Sança”
Comments are closed.